CIPA

CIPA

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Dengue, Zika e Chikungunya


As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o aedes albopictus

A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.


SINTOMAS

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças.


PERIGOS e COMPLICAÇÕES

Dengue: A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.

Chikungunya:  A principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.


Zika: As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré (o sistema imunológico de uma pessoa, que é responsável pela defesa do corpo contra organismos invasores, começa a atacar os próprios nervos, danificando-os gravemente).

País terá neste sábado Dia de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti

O governo federal promove neste sábado (13) o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia é mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya.  Três milhões de famílias deverão ser visitadas em suas casas, em 350 municípios.

Para isso, a presidenta Dilma Rousseff determinou o deslocamento de seus ministros a vários estados a fim de participar ativamente da mobilização, conversando com prefeitos, governadores e batendo nas portas das casas.

As Forças Armadas deslocaram cerca de 220 mil militares para a ação. Eles vão acompanhar os agentes de saúde no trabalho de conscientização, casa a casa. Foram usados dois critérios para definir as cidades que serão visitadas na campanha; municípios com a presença de unidades militares e os com maior incidência do mosquito Aedes aegypit, conforme dados do Ministério da Saúde.


EM CASCAVEL

Na quarta-feira (10), foram confirmados 25 novos casos de zika vírus no Paraná – 11 importados, três autóctones e outros 11 que ainda estão sob investigação para saber a origem.

Os casos de dengue em Cascavel tiveram um aumento de 83% em apenas uma semana, segundo dados do novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. O número é bem superior ao aumento no Estado, que foi de 40%. Na semana passada, eram 18 casos e nesta semana o número subiu para 33. Desde o início do ano a cidade registra praticamente um novo caso diariamente. Dos 33 pacientes confirmados com dengue neste ano, 14 contraíram a doença dentro do próprio município, quatro são importados e 15 ainda estão sob análise para definir se a contaminação ocorreu dentro ou fora da cidade. 


MOBILIZAÇÃO


Na próxima segunda-feira (15) haverá um mutirão contra o mosquito Aedes agypti que promete envolver aproximadamente quatro mil pessoas, 120 caminhões, 40 ônibus, além de 20 máquinas pesadas que irão trabalhar no recolhimento de entulhos em todas as regiões da cidade. Denominado de “Hora H”, os envolvidos irão se concentrar em frente à prefeitura às 7h30 de onde as equipes sairão para todos os bairros da cidade. 

A união de forças na guerra contra o mosquito envolverá o Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, órgãos ligados ao Estado, ONGs e outras entidades. A ideia é chamar toda a população para a responsabilidade do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chigungunya.

O Hora H começou a distribuir cerca de 200 mil sacos de lixo à população para o início dos trabalhos de limpeza dos terrenos. Os alunos da rede municipal que retornaram às salas de aula ontem começaram a receber os sacos e panfletos com orientações para que as famílias comecem a promover as limpezas durante o final de semana.

Para a distribuição dos voluntários e frota, a cidade foi dividida em 14 regiões. Um Centro de Coordenação e Controle e de Operações será montado no Centro de Convenções e Eventos e será controlado pelo Exército, com toda a estrutura de comunicação disponível. Nos bairros serão montados centros de referência. Todas as ruas foram mapeadas e serão visitadas. O lixo que não for recolhido no dia 15, será recolhido nos dias seguintes.




Fontes:

http://www.saude.ba.gov.br/novoportal/index.php?option=com_content&view=article&id=9496&Itemid=17

http://combateaedes.saude.gov.br/tira-duvidas

http://www.dengue.org.br/dengue_sintomas.html

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/pais-tera-neste-sabado-dia-nacional-de-mobilizacao-para-combate-ao-aedes

http://cgn.uol.com.br/noticia/165416/casos-de-dengue-aumentam-83--em-uma-semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário