CIPA

CIPA

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Crotalária no Combate a Dengue

A CIPA GETCEL continua buscando alternativas para combater a dengue. Desta vez, utilizamos do plantio da crotalária. Foram distribuídas mudas aos funcionários e plantadas, pela equipe de operação, duas mudas de crotalárias em cada uma das subestações de transmissão do oeste do Paraná.
Crotalária plantada na Subestação Cascavel 230 kV

A Crotalária é uma espécie de leguminosa que, devido ao seu rápido crescimento, tem sido muito utilizada para forração e adubação verde graças ao seu grande poder de fixação biológica de nitrogênio no solo.
Recentemente a Crotalária tem despertado o interesse das autoridades do país por um motivo: O combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). A Crotalária serve de alimento para a libélula, um inseto que se alimenta do mosquito transmissor da dengue. Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive em margens de rios, a planta atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes.
Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode auxiliar no combate ao mosquito.
As Crotalárias são pouco exigentes, só precisam de um espaço com luz solar e regas regulares. Podem ser cultivadas tanto em vasos como diretamente no chão. Em muitas cidades já é possível adquirir sementes gratuitamente em estabelecimentos públicos, como escolas e postos de saúde. Se sua cidade ainda não aderiu ao projeto, procure sementes da planta e dissemine essa ideia.

A CIPA GETCEL ficou sabendo deste método através da CIPA de Campo Mourão. Em Campo Mourão, a ideia de adotar a planta veio do engenheiro agrônomo Rafael Laurani, que conhecia a medida adotada na cidade de Sorriso, no Mato Grosso. A planta é usada habitualmente para rotação de cultura e controle das doenças de solo. De um verão para o outro, a cidade mato-grossense viu o índice da doença ser reduzido a zero. 
O grupo da Unidade de Produção Governador José Richa contribuiu com as ações preventivas, produzindo as mudas da planta Crotalária Juncea.

Crotalária juncea
As mudas da planta foram produzidas com o apoio da unidade de produção de mudas de espécies nativas, da Diretoria de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial, existente no antigo canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Governador José Richa. 

A CIPA GETCEL adverte: o uso da Crotalária não dispensa os cuidados que cada morador deve ter em seu ambiente doméstico, embora seja uma ajuda importante e ambientalmente adequada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário