CIPA

CIPA

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Crotalária no Combate a Dengue

A CIPA GETCEL continua buscando alternativas para combater a dengue. Desta vez, utilizamos do plantio da crotalária. Foram distribuídas mudas aos funcionários e plantadas, pela equipe de operação, duas mudas de crotalárias em cada uma das subestações de transmissão do oeste do Paraná.
Crotalária plantada na Subestação Cascavel 230 kV

A Crotalária é uma espécie de leguminosa que, devido ao seu rápido crescimento, tem sido muito utilizada para forração e adubação verde graças ao seu grande poder de fixação biológica de nitrogênio no solo.
Recentemente a Crotalária tem despertado o interesse das autoridades do país por um motivo: O combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). A Crotalária serve de alimento para a libélula, um inseto que se alimenta do mosquito transmissor da dengue. Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive em margens de rios, a planta atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes.
Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode auxiliar no combate ao mosquito.
As Crotalárias são pouco exigentes, só precisam de um espaço com luz solar e regas regulares. Podem ser cultivadas tanto em vasos como diretamente no chão. Em muitas cidades já é possível adquirir sementes gratuitamente em estabelecimentos públicos, como escolas e postos de saúde. Se sua cidade ainda não aderiu ao projeto, procure sementes da planta e dissemine essa ideia.

A CIPA GETCEL ficou sabendo deste método através da CIPA de Campo Mourão. Em Campo Mourão, a ideia de adotar a planta veio do engenheiro agrônomo Rafael Laurani, que conhecia a medida adotada na cidade de Sorriso, no Mato Grosso. A planta é usada habitualmente para rotação de cultura e controle das doenças de solo. De um verão para o outro, a cidade mato-grossense viu o índice da doença ser reduzido a zero. 
O grupo da Unidade de Produção Governador José Richa contribuiu com as ações preventivas, produzindo as mudas da planta Crotalária Juncea.

Crotalária juncea
As mudas da planta foram produzidas com o apoio da unidade de produção de mudas de espécies nativas, da Diretoria de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial, existente no antigo canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Governador José Richa. 

A CIPA GETCEL adverte: o uso da Crotalária não dispensa os cuidados que cada morador deve ter em seu ambiente doméstico, embora seja uma ajuda importante e ambientalmente adequada.


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Cuidado - Piso escorregadio

A CIPA GETCEL parabeniza a empresa AGILE (prestadora de serviços de zeladoria para o setor de Trasmissão Oeste) pelas ações e cuidados em prol da seguraça dos empregados da COPEL. Nestes dias de humidade extrema que passamos, a empresa AGILE, através de seus colaboradores, foi eficaz nas ações para prevenção de acidentes. Naõ faltaram placas de sinalização outras meidas preventivas. Parabéns!


terça-feira, 10 de junho de 2014

SIPAT 2014 - Primeiro dia

No dia 06/06/2014 ocorreu o primeiro dia da SIPAT 2014 – SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES.

      A SIPAT foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e teve o objetivo de conscientizar os empregados sobre a saúde, segurança no trabalho e prevenção de acidentes. A SIPAT era para ser realizada na semana inteira, mas devido as obras nas subestações (Cascavel Norte 230 kV e Umuarama Sul 230 kV) ela foi flexibilizada. Porém a sexta-feira, dia 06/06, foi mantida.
Durante a sexta-feira foram realizadas atividades envolvendo os empregados com o objetivo de promover a conscientização em diversos temas propostos. Tivemos um total de 45 pessoas participando.



A abertura foi realizada pelo atual presendente da CIPA, Sr. Gustavo José Barbosa. O presidente explanou sobre diversos assuntos, como: AIDS, teste rápido do HIV, acessibilidade, doação de órgãos, hepatites A, B e C, doação de sangue e acidentes em rodovias. Também foram entregues informativos sobre estes temas.

Gustavo José Barbosa


Ele também promoveu um quiz de perguntas e respostas que distribuiu diversos brindes aos participantes que respondiam corretamente. Detalhe: TODOS os participantes da SIPAT receberam prêmios.

Fernando e Gustavo
Marchi e Gustavo



























O Acessor de Investimento Jean Felipe Menegazzo, da empresa JL Invest, promoveu excelente palestra sobre investimentos e mercados de capitais.

Jean Felipe Menegazzo, da empresa JL Invest.


O nosso Técnico de Segurança, Sr. Maykon Fernando Vaz, promoveu excelente palestra sobre importância dos EPIs.

Maykon Fernando Vaz

Durante a SIPAT também foram apresentados vídeos educacionais e informativos sobre acessibilidade.
Vídeo educacional

 O Sr. Roselei Luiz Angst, promoveu excelente palestra sobre motivação, comportamento e humor.

Roselei Luiz Angst

 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tampas de Canaletas na Subestação Marechal Candido Rondon 138 kV


Foram substituídas as tampas de canaletas na Subestação Marechal Candido Rondon 138 kV, que ofereciam risco a segurança dos usuários da SE.

Tampas de canaletas antes da substituição.

Por estas tampas estarem localizadas no acesso a sala de comando da SE, se fez necessária a substituição das mesmas.
As antigas tampas de concreto foram substituídas por chapas de aço mais resistentes, evitando assim qualquer acidente futuro. 

Acesso a sala de comando após substituição das tampas.