CIPA

CIPA

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

1º DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A Aids


Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU.



A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.

    PRINCIPAIS DADOS DOS CASOS DE AIDS

Casos acumulados de AIDS notificados no Brasil de 1980 a 2013: 686.478
No Brasil cerca de 39 mil casos novos de HIV por ano são notificados.

Número de Casos de AIDS notificados no Paraná de 1984 a 2013: 33.539
Cerca de 1500 casos novos por ano.


Em Cascavel e municípios da 10ª regional de saúde:
Total de casos de HIV/AIDS registrados de atendimentos no CEDIP (Cascavel e 10ª Regional de Saúde):
 2033
56,8% são do sexo masculino e 43.2% do sexo feminino

Número de casos novos/ano de HIV/AIDS registrados em atendimentos do CEDIP por ano. Cascavel e municípios 10ª Regional de Saúde: 


2008 - 113 / 2009 - 99 / 2010 - 123 / 2011 - 132 / 2012 - 134 / 2013 - 168 e 
2014 - 194 - até 24 de novembro 2014

ÓBITOS

Há o registro de 460 casos do óbito de pacientes cadastrados no CEDIP com HIV/AIDS.
Somente em 2014 tivemos o registro de 26 óbitos
em 2013 - 21, 2012 - 26 e 2001 - 24.

Principais causas dos óbitos:
  1. Diagnostico tardio
  2. Abandono do tratamento
  3. Complicações relacionadas a outras doenças/causas.
ONDE E COMO FAZER O TESTE DE HIV
  1. No  CEDIP - Av Tancredo Neves, 2433 ao lado da UPA Pediatria, de segunda a quarta as 8:15 ou na quinta feira das 7 as 17h.
  2. Nas unidades de saúde através do fique sabendo
  3. Em atendimento em qualquer serviço de saúde o profissional médico pode solicitar 

Para promover a conscientização sobre a doença e a importância da prevenção as CIPAs GETCEL e DISCEL promoveram envio de e-mails com informativos e realizaram uma panfletagem em alusão a data.







sábado, 1 de novembro de 2014

Alerta para mudanças no Código de Trânsito

Os motoristas devem ficar atentos para as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que começam a vigorar a partir do dia 1º de novembro de 2014. Algumas infrações na condução de veículos passarão a ser penalizadas com mais rigidez pelos órgãos competentes. 

A mudança ocorrida no Código de Trânsito Brasileiro foi provocada através da Lei n. 12.971/14, publicada no Diário Oficial da União de 12 de maio de 2014, que alterou 11 artigos. Foram realizadas alterações no Código, com pequenas mudanças nos textos dos artigos e elevação no valor das multas referentes a algumas infrações. Passam a ser punidos com mais rigidez práticas como disputa de corrida (racha), exibição de manobra perigosa e realização de ultrapassagem proibida.

Tabela do Denatran publicada pela PRF

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Como Usar tração 4x4


Segue algumas orientações importantes de como usar corretamente  veículos dotados tração 4x4:

Existem dois tipos de tração 4x4, integral/permanente e parcial. Diferenças entre elas:
  • Tração 4x4 integral/permanente: É utilizada em quaisquer circunstâncias ou velocidades, pois o veículo é dotado de um terceiro diferencial que encontra-se junto a caixa de transferência, compensando a diferença de rotação e divergências entre os diferenciais dianteiro e traseiro;
Obs: O veículo dotado de tração  integral/permanente não oferece opção de tração 4x2.

  • Tração 4x4 parcial: Oferece opções 4x2 ou 4x4 dependendo das circunstâncias, este modelo NÃO possui terceiro diferencial, ou seja, não haverá compensação entre os diferenciais dianteiro e traseiro, ambos estarão trabalhando na mesma rotação, velocidade. Por isso jamais deverá ser usado tração 4x4 em pisos de alta aderência, tais como: asfalto,  piso concretado, areia compactada, terreno de chão batido compactado.
Obs. Tração 4x4 parcial, precisou da tração liga, usou o necessário, desliga.

RODA LIVRE

Existem dois (02) tipos de rodas livres:
  • Manual: O nome já diz que seu engate será manual,  
    situado no centro das rodas dianteiras (direita e esquerda), observar a posição 4x2 ou 4x4.
  • Automática: Dispensa descer do veículo e acionar as rodas livres, 
    o seu acionamento ocorrerá automaticamente ao acionarmos a tração 4x4,  podendo ser: Botão, alavanca, painel.
Uso da roda livre:
  • Deverá ser acionada no mesmo período de utilização da tração 4x4, acionou a tração, liga a roda livre, desligou a tração, desliga a roda livre;
  • Acionar a tração 4x4 SEM ligar as rodas, não haverá tração dianteira;
  • Deverão ser acionadas as duas rodas livres (direita e esquerda);
Não utilize roda livre acionada em asfaltos e altas velocidades pois as mesmas acionadas, correm sério risco de quebra e causas de acidentes.
Obs: todos os  acionamentos terão que ser  com o veículo parado.



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A CIPA GETCEL Alerta: Cuidado ao trafegar na Rua Rio da Paz

Recentemente foi inaugurado na Rua Rio da Paz esquina com a Rua da Imigração, no caminho para Subestação Cascavel um Supermercado. 


Apesar desta esquina contar com um semáforo, devido a esta inauguração o trafego da via está intenso e o número de veículos e transeuntes aumentou de forma considerável. Além disso, em alguns momentos são observados caminhões estacionados ao longo da via para fazer entregas neste estabelecimento.

Neste sentido, a CIPA GETCEL alerta a todos sobre a importância de redrobar a atenção ao trafegar neste trecho para evitar incidentes. Além disso, informa que está buscando entrar em contato com a Cettrans para viabilizar outras formas de ampliar a segurança de todos que se utilizam desta via.










quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Semana Nacional de Trânsito 2014


Com foco no respeito ao pedestre, a Semana Nacional do Trânsito aconteceu em parceria entre as CIPAs DISCEL e GETCEL. No período de 18 a 25 de setembro  foram realizadas diversas atividades sempre em busca da prevenção de acidentes e um melhor convívio entre pedestres, motoristas, e ciclistas.

As atividades foram iniciadas com a divulgação do Dia Nacional Sem Carro (22 de setembro), movimento que começou na Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo. A ideia central é refletir sobre os problemas causados pelo uso massivo de automóveis e incentivar formas alternativas de locomoção, como a bicicleta.

Foi realizada também uma Blitz da Segurança, momento onde ocorreu uma breve inspeção de veículos com foco em verificar itens que interfiram nas condições de segurança destes. 

Integrantes das CIPAs DISCEL e GETCEL que participaram da Blitz da Segurança

Foram realizadas divulgações de dados estatísticos via e-mail e para marcar o encerramento das atividades foi realizada uma panfletagem na saída dos empregados que trabalham na Regional Cascavel de modo a lembrar a todos que para chegar as suas casas em segurança é preciso respeito mútuo e atenção ao trânsito.


Panfletagem pela Segurança no Trânsito



São essenciais as atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes possam mudar. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito no mundo, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 000 pessoas.

Educação no trânsito, Cultive essa ideia!!!


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CIPA GETCEL - Gestão 2014/2015


CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regulamentada pela Norma Regulamentadora 5 e é um dos braços mais importantes da Segurança do Trabalho. Quem tem uma CIPA atuante já tem meio caminho andado rumo ao objetivo de ter um ambiente de trabalho mais seguro.

Objetivos da CIPA:
A CIPA é hoje uma das importantes ferramentas de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Tem como objetivo básico tornar compatível o trabalho com a preservação da saúde e da integridade física e mental do trabalhador.
A ideia é que empregador e funcionários trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

Atribuições da CIPA:
- Ajudar nas investigações de acidentes de trabalho e trajeto. Discutir as soluções dos referidos acidentes com os setores pertinentes.
- Sugerir ações para neutralizar possíveis fontes geradoras de riscos. Tanto os de acidentes e como os de doenças ocupacionais.
- Ajudar a empresa na divulgação e cumprimento das normas de Segurança do Trabalho.
- Estimular o interesse dos funcionários pela prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
- Realizar inspeções de segurança na empresa. Encontrar soluções para os problemas encontrados juntamente com os setores responsáveis.
- Promover anualmente em conjunto com a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes).
- Promover em conjunto com a empresa ações de prevenção e conscientização contra AID’s.
- Participar das reuniões mensais, mais conhecidas como reuniões ordinárias.
- Participar da elaboração dos programas de prevenção da empresa. Tais como PPRA, PCMSO.
- Elaborar Mapa de Risco. Consultar funcionários sobre os riscos percebidos e usar o dados que na elaboração.

Considerando o acima disposto foi realizado o Treinamento de Membros de CIPA de 29 a 31/07/2014, ficando assim definida a CIPA GETCEL - Gestão 2014/2015:
 
Membros Eleitos:

Titulares:
Paulinho Muller (Vice-Presidente)
Anderson Rodrigo Wachholz de Souza
Celso Roberto Lins dos Santos
Luis Felipe Rodrigues Jorge

Suplentes:
Jelson Luis Philippsen
Fernando Augusto Valença de Mello
Guilherme Marcos Muntini

Membros Indicados:

Titulares
Gustavo José Barbosa (Presidente)
Vanessa Scoz Braga
Demosthenes Balbino Kuhl Lima
Marcio Odair Boscatto

Suplentes:
Fábio Andrade Araujo
Valter Morato
Antonio Roberto de Andrade

Treinamento Membros de CIPA: Elaboração do Plano de Trabalho

Treinamento Membros de CIPA



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Crotalária no Combate a Dengue

A CIPA GETCEL continua buscando alternativas para combater a dengue. Desta vez, utilizamos do plantio da crotalária. Foram distribuídas mudas aos funcionários e plantadas, pela equipe de operação, duas mudas de crotalárias em cada uma das subestações de transmissão do oeste do Paraná.
Crotalária plantada na Subestação Cascavel 230 kV

A Crotalária é uma espécie de leguminosa que, devido ao seu rápido crescimento, tem sido muito utilizada para forração e adubação verde graças ao seu grande poder de fixação biológica de nitrogênio no solo.
Recentemente a Crotalária tem despertado o interesse das autoridades do país por um motivo: O combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). A Crotalária serve de alimento para a libélula, um inseto que se alimenta do mosquito transmissor da dengue. Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive em margens de rios, a planta atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes.
Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode auxiliar no combate ao mosquito.
As Crotalárias são pouco exigentes, só precisam de um espaço com luz solar e regas regulares. Podem ser cultivadas tanto em vasos como diretamente no chão. Em muitas cidades já é possível adquirir sementes gratuitamente em estabelecimentos públicos, como escolas e postos de saúde. Se sua cidade ainda não aderiu ao projeto, procure sementes da planta e dissemine essa ideia.

A CIPA GETCEL ficou sabendo deste método através da CIPA de Campo Mourão. Em Campo Mourão, a ideia de adotar a planta veio do engenheiro agrônomo Rafael Laurani, que conhecia a medida adotada na cidade de Sorriso, no Mato Grosso. A planta é usada habitualmente para rotação de cultura e controle das doenças de solo. De um verão para o outro, a cidade mato-grossense viu o índice da doença ser reduzido a zero. 
O grupo da Unidade de Produção Governador José Richa contribuiu com as ações preventivas, produzindo as mudas da planta Crotalária Juncea.

Crotalária juncea
As mudas da planta foram produzidas com o apoio da unidade de produção de mudas de espécies nativas, da Diretoria de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial, existente no antigo canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Governador José Richa. 

A CIPA GETCEL adverte: o uso da Crotalária não dispensa os cuidados que cada morador deve ter em seu ambiente doméstico, embora seja uma ajuda importante e ambientalmente adequada.


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Cuidado - Piso escorregadio

A CIPA GETCEL parabeniza a empresa AGILE (prestadora de serviços de zeladoria para o setor de Trasmissão Oeste) pelas ações e cuidados em prol da seguraça dos empregados da COPEL. Nestes dias de humidade extrema que passamos, a empresa AGILE, através de seus colaboradores, foi eficaz nas ações para prevenção de acidentes. Naõ faltaram placas de sinalização outras meidas preventivas. Parabéns!


terça-feira, 10 de junho de 2014

SIPAT 2014 - Primeiro dia

No dia 06/06/2014 ocorreu o primeiro dia da SIPAT 2014 – SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES.

      A SIPAT foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e teve o objetivo de conscientizar os empregados sobre a saúde, segurança no trabalho e prevenção de acidentes. A SIPAT era para ser realizada na semana inteira, mas devido as obras nas subestações (Cascavel Norte 230 kV e Umuarama Sul 230 kV) ela foi flexibilizada. Porém a sexta-feira, dia 06/06, foi mantida.
Durante a sexta-feira foram realizadas atividades envolvendo os empregados com o objetivo de promover a conscientização em diversos temas propostos. Tivemos um total de 45 pessoas participando.



A abertura foi realizada pelo atual presendente da CIPA, Sr. Gustavo José Barbosa. O presidente explanou sobre diversos assuntos, como: AIDS, teste rápido do HIV, acessibilidade, doação de órgãos, hepatites A, B e C, doação de sangue e acidentes em rodovias. Também foram entregues informativos sobre estes temas.

Gustavo José Barbosa


Ele também promoveu um quiz de perguntas e respostas que distribuiu diversos brindes aos participantes que respondiam corretamente. Detalhe: TODOS os participantes da SIPAT receberam prêmios.

Fernando e Gustavo
Marchi e Gustavo



























O Acessor de Investimento Jean Felipe Menegazzo, da empresa JL Invest, promoveu excelente palestra sobre investimentos e mercados de capitais.

Jean Felipe Menegazzo, da empresa JL Invest.


O nosso Técnico de Segurança, Sr. Maykon Fernando Vaz, promoveu excelente palestra sobre importância dos EPIs.

Maykon Fernando Vaz

Durante a SIPAT também foram apresentados vídeos educacionais e informativos sobre acessibilidade.
Vídeo educacional

 O Sr. Roselei Luiz Angst, promoveu excelente palestra sobre motivação, comportamento e humor.

Roselei Luiz Angst

 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tampas de Canaletas na Subestação Marechal Candido Rondon 138 kV


Foram substituídas as tampas de canaletas na Subestação Marechal Candido Rondon 138 kV, que ofereciam risco a segurança dos usuários da SE.

Tampas de canaletas antes da substituição.

Por estas tampas estarem localizadas no acesso a sala de comando da SE, se fez necessária a substituição das mesmas.
As antigas tampas de concreto foram substituídas por chapas de aço mais resistentes, evitando assim qualquer acidente futuro. 

Acesso a sala de comando após substituição das tampas.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Trevo Guarujá (Viaduto Av. Tranquedo Neves - Cascavel)

        A CIPA GETCEL agiu preventivamente mais uma vez. Desta vez, em uma condição insegura apresentada no trevo da BR-277, acesso para a Av. Tancredo Neves, em Cascavel. A placa de indicação de "Dê a Preferência" estava gerando confusão aos motoristas, devido ao local que estava instalada:



        A CIPA GETCEL enviou carta a CETTRANS primeiramente, de forma a verificar a prover melhorias de sinalização no local indicado. O CETTRANS informou que a rotatória fazia parte da concessão da rodovia, ou seja, sob responsabilidade da ECO CATARATAS. Enviamos a carta para a segunda "acionada", a qual nos retornou que faria as alterações. Informamos que a placa foi substituída, por uma placa de PARE, e trocada de lado da pista, o que, a partir de agora, evitará confusões neste cruzamento. Segue imagem abaixo:

Visão de quem vem do bairro Guarujá.
Parabéns a CIPA GETCEL por mais esta ação a fim de prevenir acidentes!