CIPA

CIPA

sexta-feira, 20 de março de 2015

Substituição por LED: Onde Descartar Lâmpadas Fluorescentes?

Conheça um pouco sobre a lâmpada e os perigos do descarte incorreto
No interior de uma lâmpada fluorescente, existe um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, um metal pesado e tóxico. Devido a ele, o descarte se torna muito complicado.

Os riscos do mercúrio
O mercúrio ainda tem a companhia do chumbo na composição das lâmpadas. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o valor máximo de mercúrio que pode estar concentrado em uma unidade é de 100 miligramas de mercúrio por quilo do resíduo. O contato com a substância em níveis mais altos pode gerar sérios problemas de saúde.
O maior problema acontece quando a substância é inalada, ainda mais se a quantia de mercúrio elementar for grande, o que pode causar problemas neurológicos e até hidragirismo (intoxicação que causa tosse, dispnéia, dores no peito e outros problemas mais graves).
Na questão ambiental, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele volatiza e passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de microorganismos absorverem o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de erradicação.
O mercúrio é liberado ao longo de duas semanas após seu descarte. Apenas nos EUA, são liberadas na natureza entre duas e quatro toneladas de mercúrio anualmente.

E se quebrou?
Fique atento! Antes de limpar a área, a primeira coisa a se fazer é retirar do local as crianças e os animais, além de não deixar que ninguém toque o material.
Ventilar o ambiente também é importante. Por isso, janelas e portas devem ser abertas o mais rápido possível. Para retirar os cacos, use luvas e os coloque em um saco plástico que possa ser lacrado para limpar os pequenos pedaços em pó. Use fitas adesivas e papel toalha umedecido para limpar os últimos resíduos que podem passar despercebidos.
Se a lâmpada fluorescente se quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, esta peça não pode mais ser reutilizada, mesmo após lavagem! Ela tem que ser descartada, pois o contato com mercúrio já a inutilizou. No caso de se cortar com os cacos de vidro, procure assistência médica o mais rápido possível.

Descarte especializado
Processos realizados em locais especializados são responsáveis por retirar o mercúrio das lâmpadas fluorescentes, assim elimina-se a possibilidade de contaminações ambienteis e intoxicações. Até por isso, o descarte deve ser bem feito, procurando quais os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue.

Não deixe que este material seja levado para aterros comuns!
Está em Cascavel-PR?
O município de Cascavel-PR é um dos poucos municípios que possui uma Lei Municipal específica para tratar do assunto. A Lei Municipal 4726/2007 dispõe sobre a coleta e o destino de lâmpadas fluorescentes,pilhas, baterias, baterias de celulares e eletroeletrônicos no município de Cascavel.
A Lei estabelece que as redes de lojas, mercados, supermercados, hipermercados e assistência técnica de indústrias que comercializam pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes no município de Cascavel, ficam obrigados a manter recipientes para o recebimento desses produtos, em locais visíveis nos pontos de venda, para depósito por parte dos consumidores.
Devolva suas lâmpadas, pilhas e baterias onde as mesmas foram adquiridas. Caso a loja/comércio se negue a aceitá-las, faça sua denúncia pelo telefone 156 - Ouvindo Cidadão.

Não está em Cascavel?
Se você não está em Cascavel, para achar locais que aceitam lâmpadas fluorescentes, acesse a seção de busca de postos de reciclagem da eCycle (http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php), selecione Lâmpadas e encontre o local mais próximo de você.

terça-feira, 17 de março de 2015

Lâmpadas de LED

    Durante muitos anos, as lâmpadas incandescentes tomaram conta do mercado e aos poucos essas estão sendo substituídas pelas lâmpadas fluorescentes compactas, que são mais econômicas.
Mas, com os avanços tecnológicos chegaram as lâmpadas de LED ao mercado, que prometem uma revolução no setor de iluminação, pois estas são de baixíssimo consumo e de uma durabilidade incomparável já que não tem filamentos que se queimem e nem tão pouco esquentam como as outras.
   Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz (LED) é um dispositivo eletrônico feito a partir de um bulbo de material semicondutor ligado a uma corrente elétrica, chamado diodo. Quando o LED recebe a corrente elétrica, os elétrons do semicondutor são excitados, liberando energia na forma de luz. Como este processo não se baseia na transformação de gases nem na incandescência de filamentos metálicos, mas na simples excitação dos elétrons, os LEDs consomem uma quantidade irrisória de eletricidade para a geração de luz.
Lâmpada de LED

    As lâmpadas de LED são mais vantajosos que as lâmpadas incandescentes e as fluorescentes compactas, pois:
  • Não contém metais pesados, sendo consideradas ecologicamente corretas.
  • Livre de mercúrio.
  • Consomem pouca energia, como já citado acima.
  • Desempenho ambiental excelente graças à baixa quantidade de energia consumida durante a produção.
  • Tem baixo custo de manutenção. Disponível em diversos formatos incluindo os convencionais e os diferentes, com bases de lâmpadas convencionais para substituição simples e fácil.
  • Não apresenta radiação ultravioleta e infravermelho.
  • Até 90% menos emissão de CO 2 .
  • Não apresentam problemas ao serem repetidamente ligadas e desligadas.
  • São resistentes a vibração.
  • Luz instantânea 100%, não havendo tempo de warm-up.
  • Muito resistente, contribuindo para uma longa vida útil. Podem chegar a cerca de 19 anos de duração.
  • Cor da luz branca, semelhante a luz incandescente, com reprodução de cor excelente.
  • Apresentam uma grande variedade de cores.

    Tabela comparativa de três modelos de lâmpadas: Incandescente, fluorescente compacta e LED

    Tais vantagens têm levado cientistas e empresas a investirem na tecnologia, já que hoje em dia a preocupação com os cuidados com o meio ambiente vem aumentando significativamente.
Assim, utilizar lâmpadas com baixo consumo elétrico, altíssima durabilidade, livre de metais pesados e gases tóxicos e que tem pouca contribuição para a poluição é um passo importantíssimo para alcançar a sustentabilidade. Substituir suas lâmpadas comuns pelas de LED é mais um passo para transformar sua moradia/empresa em um verdadeiro imóvel sustentável.